Westworld – 3º Temporada – Episódio 02 – The Winter Line

O que é real? Como saber se o mundo que você vê, sente e toca não é nada mais que uma simulação? Uma porção considerável de pensadores ao longo do tempo se indagaram sobre essas questões, chegando às mais diferentes conclusões. E, em The Winter Line, essa pergunta não só se faz presente como movimenta toda a trama do capítulo.

Temos a volta de Maeve, que aparece em cena no que supostamente seria um dos parques da Delos que recria o cenário da Itália na segunda guerra mundial. Daí inclusive vem o nome do episódio: Winter Line (Linha de inverno) era uma série de fortificações alemãs na Itália a fim de proteger Roma de uma invasão aliada. A antiga anfitriã se vê novamente em um dos tradicionais loopings do parque, mas logo percebe que tem algo errado e que, na verdade, estava em uma simulação dentro da simulação.

Essa incerteza sobre o real, que em alguns momentos chega a lembrar A Origem (2010), nos joga diretamente no dilema do cérebro numa cuba de Putnam, e em Descartes. Mas se os filósofos usaram a razão para demonstrar que seu entorno era real, aqui nossa protagonista se vale de seu ceticismo para desmontar a simulação a sua volta. É aí que a trama ganha força, se tornando muito mais que apenas um capítulo para readequar os personagens na história.

Simultaneamente a isso, Bernard retorna a Westworld em busca de respostas e acaba encontrando Stubbs. Ambos tentam achar Maeve, mas se dão contam que ela não está mais lá. A dinâmica estabelecida, de que Dolores trouxe Bernard de volta como uma espécie de plano de contingência no caso da líder da rebelião passar dos limites, parece que será o centro da série pelos próximos capítulos.

Winter Line não só traz de volta velhos personagens e mantém o nível de temporada alto como também, ao buscar inspirações em Putman e Descartes, põe novamente no centro da trama os embates filosóficos tão característicos da série e indica o que pode vir a acontecer na história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: